quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SAPATOS MASCULINOS: COMO, QUANDO E ONDE USÁ-LOS?


Está enganado quem pensa que somente as mulheres alimentam dúvidas na hora de escolher e comprar um bom par de sapatos confortável, bonito e que atenda às especificações da ocasião. Diante de uma infinidade de opções, cores e materiais, os homens também ficam cheios de incertezas, principalmente se a intenção é escolher um modelo adequado para diferentes tipos de ocasiões sociais, conforme a hora do dia, o local, etc.

O precursor dos sapatos de amarrar, o modelo Oxford, é a peça-chave que não pode faltar no guarda-roupa de qualquer homem elegante. É um verdadeiro clássico, que vai do trabalho àquele jantar na casa de amigos. Sofisticado, a começar pela origem [inglesa], é um calçado abotinado com cadarços e linhas anatômicas, essencial principalmente nos eventos mais formais e cai bem do fraque ao black tie,

Dica: se na hora de amarrar o sapato as duas carreiras de orifícios não ficarem paralelas, é sinal de que o par experimentado não é o ideal e poderá até machucar o pé. Outra dica, Oxford de ponta fina e forma mais alongada podem ficar levantados na frente, mas, se o bico ficar empinado, o número do sapato pode estar muito grande. Uma boa combinação é usar o sapato e smoking pretos, com gravata-borboleta no mesmo tom.


Porém para o dia-a-dia calçados sofisticados com superfície texturizada e verniz são dispensáveis. Para compor uma produção elegante e despojada sem fugir da etiqueta, vale investir em modelos mais austeros, apropriados para o dia-a-dia.

Imprescindíveis também nos pés de homens modernos e elegantes, os envernizados ou feitos de cromo alemão.

O homem também pode considerar os mocassins, do tipo "esporte fino”, como os drivers, feitos de couro maleável e costurados à mão com pontos espaçados por toda a extensão.

Por ser considerado o menos formal dos sapatos tradicionais, o derby arremata o visual com descontração e estilo. Blazers acinturados, camisas usadas sem gravata e calças de corte reto rendem ótimas composições com esse modelo. Homens com pernas e pés compridos podem se beneficiar com as variações de bico quadrado para equilibrar as proporções do corpo. Isso não o impede de separar um sapato com detalhe sutil, como uma pequena fivela metálica ou até mesmo uma faixa de couro sobre a parte frontal’’, O modelo monk, menos formal que o oxford e mais do que o derby, é uma escolha apropriada para ocasiões que pedem um sapato mais “espote”. Esse modelo é reconhecido pela ausência de cadarços, que são substituídos por um fecho quadrado na lateral externa, na parte superior do pé, mas os informais sapatênis são mais adequados para essas ocasiões, mas com solados menos coloridos. Há também no mercado, versões em couro escuro que são discretas e classudas.

Os monks estão liberados para o dia, com paletós básicos e camisas menos formais, e ainda harmonizam com relógios e cintos com fivelas. Quanto ao sapatênis, é necessário eleger um único elemento presente no calçado, que pode ser a cor ou até mesmo o material de que é feito, para combinar com o cinto.

Típicos dos velejadores, os docksides são totalmente informais e despertam o interesse dos homens. Eles acompanham homens com perfil mais despojado, em ocasiões ao ar livre, à beira mar e até no campo. Com revestimentos leves de camurça são fáceis de limpar, não abafam os pés sobre a areia quente e, com transpasses de cadarços nas laterais, ganham ares esportivos.

Além dos docksides e do mocassim, as sandália de couro ou lona, são indispensáveis para os homens modernos. Flexíveis, os modelos com gomos de borracha na sola ainda evitam escorregões quando o chão estiver molhado.

Uma dica são os tons claros, como caramelo e marfim, os docksides combinam com peças de alfaiataria, como bermudas de algodão rústico e calças de linho dobradas, ao estilo capri e acima dos tornozelos. Vale lembrar que esse calçado é informal, por isso nunca deve ser usado com meias ou ternos.

Sapatos estruturados de couro ou crepe de borracha, com reforço interno fixado ao calcanhar e bico, elástico nas laterais e cano médio, servem para sustentar a planta do pé e dar firmeza ao caminhar. São ideais para dias úmidos, sobre gramados e caminhos de pedra, deve-se optar por saltos de borracha e solados com ranhuras transversais, para diminuir as chances de derrapagem e tropeções, Modelos como o penny loafer e o side gore apresentam essas características. Descontraídos, porém não menos elegantes, são usados sem restrição de idade e, por deixar a aparência moderna, ganham espaço entre os homens mais velhos. As versões de tons terrosos, como ocre e marrom, sujam com menos facilidade e acompanham ternos escuros, nas cores azul-marinho e cinza-chumbo. Com cano médio, recortes e relevos, eles remetem ao estilo country e ainda viram destaque do traje. Atenção com as meias: para compor um look sóbrio e casual, os homens devem usá-las sempre nas nuances das roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário